Na Decoração e Design de Interiores de Consultório Médico, além das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de segurança e higiene, deve-se levar em conta o conforto dos pacientes e acompanhantes como também dos profissionais que nele trabalham.

A definição do Layout da recepção, sala de espera e consultório, deve ser bem resolvida, pois dela é que vai resultar todo o fluxo de pessoas dentro do espaço.

Em seguida, a escolha dos materiais, cores e o planejamento de boa iluminação são muito importantes também.

O piso deve ser de fácil limpeza e claro, preferencialmente frio, tais como porcelanatos e granitos.

Recomenda-se que as cores das paredes, em tinta lavável, sejam claras e suaves ou tons pastéis, assim conferindo amplitude e leveza aos ambientes. Podem combinar com tom de madeira na parte da marcenaria, customizando conforme a necessidade.

Claro que, cores quentes podem ser usadas, mas pontualmente em detalhes como quadros, objetos e alguns móveis.

A mesa da recepcionista deve ser bem dimensionada e posicionada para o atendimento, assim como o espaço da sala de espera.  Nela, o paciente deve sentir-se à vontade em poltronas confortáveis com recursos para se distrair, como uma televisão, livros de fotografias, som ambiente agradável e, se possível, prevendo-se um canto para servir-se com um café e água.

O banheiro dos pacientes também deve ser elegante e caprichado, podendo ter um espelho grande ou uma cor bonita.

Ainda na sala de espera, pode-se ousar com algum revestimento em relevo ou papel de parede para dar um toque de sofisticação. Um vaso de plantas também tem vez.

Vale lembrar que o paciente ao chegar, é a recepção e logo após a sala de espera que vão transmitir a primeira impressão sobre o perfil do consultório e do médico! A imagem é tudo!

Já na sala de consulta médica, o ideal é que não pareça com um ambiente hospitalar e que não transmita uma impressão desconfortável, é importante passar a sensação de aconchego.

 A iluminação correta e o mobiliário bem projetado são de extrema importância para o atendimento. Item também importante e que não pode faltar na sala de exame é um pequeno lavatório, para uso do médico. 

É recomendável também, levar em conta as Normas de Acessibilidade, permitindo a visita de cadeirantes ao consultório, com projeto de vãos de portas maiores assim como banheiro acessível.

Hoje em dia agradar os clientes faz toda a diferença, ir a um consultório onde há a preocupação com o conforto de seus pacientes oferecendo um ambiente agradável e aconchegante só ajudará a reforçar o propósito da medicina – o cuidado à vida e respeito ao ser humano.

Simone Schneider