Algumas áreas são um pouco mais complicadas para o desenvolvimento de conteúdo porque há uma série de questões éticas e regulamentações que precisam ser cumpridas à risca. Empresas da área da saúde, hospitais, clínicas, laboratórios e farmacêuticas precisam lidar com inúmeras variáveis na prática da comunicação, mas ao mesmo tempo produzem muito conhecimento e informação que podem e devem ser aproveitados.

Mensagens vendedoras e uso de imperativos, recursos comuns da publicidade tradicional, estão vetados. No entanto, trabalhar conteúdos informativos com um projeto editorial bem estruturado e alinhado ao propósito dos negócios, além de auxiliar o público, muitas vezes bem carente de informação, pode trazer resultados significativos para a instituição em termos de imagem e reputação. Separamos aqui alguns elementos que podem deixar o marketing de conteúdo das empresas de saúde mais atraentes, com exemplos nacionais e internacionais:

 

1)      Humanização

O papel da medicina é melhorar a qualidade de vida das pessoas e os depoimentos de pacientes, relatando suas experiências com o tratamento ou com o atendimento no estabelecimento, contando tudo sob o seu ponto de vista, são capazes de aproximar as pessoas da empresa e até fazê-las compreender melhor determinadas situações. O Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, interior de São Paulo, conseguiu fazer uma peça linda sobre um projeto “Ursinho Elo”, criado para aproximar crianças com câncer internadas e isoladas devido à baixa imunidade, de seus amigos e familiares, por meio de mensagens de áudio enviadas por Whatsapp. Em um recurso mais simples e mais constante, a Sherpaa, uma operadora de planos de saúde dos Estados Unidos conta sobre a eficiência do atendimento de sua equipe médica por telefone em uma sessão chamada histórias reais em seu blog.

 

 

2)      Informação sim, autopromoção não

As empresas da área de saúde têm além do ROI (retorno sobre investimento) comum um ROI imensurável que é a promoção do bem-estar e saúde dos seus públicos. É essencial que a transmissão de informações tenham isso em mente e que ela seja o cerne da produção de conteúdo. Nesse sentido, a operadora de planos de saúde americana UPMC faz um excelente trabalho com a revista impressa e digital UPMC Today. Entre os cases nacionais, podemos citar o Clube 9 Meses, um portal desenvolvido pela rede de laboratório Delboni Auriemo especialmente para gestantes, um público que busca informações constantemente.

 

3)      Aproveite as redes e os formatos disponíveis

Há possibilidades além do blog e do Facebook e algumas empresas já estão usando. O Hospital Israelita Albert Einstein (@hosp_einstein) tem uma conta no Instagram na qual divulga foto e ilustrações de seus projetos e dicas de saúde. O Health Hub from Cleveland Clinic tem um perfil no Pinterest com painéis bem interessantes com infográficos, dicas para os pais, alimentação saudável, etc…

 

ANA CAROLINA BARBOSA

Sócia e diretora criativa da Cabrun!
ana@cabrunconteudos.com.br

Jornalista, especialista em mídias institucionais e em branding. Tem expertise no mercado de mídia e entretenimento, tendo atuado em publicações voltadas para o mercado audiovisual.

 

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A Cabrun! é uma agência especializada em conectar marcas e consumidores por meio da gestão de conteúdos.  Nossa estratégia é buscar na história da sua marca o que há de mais atraente e relevante que possa despertar o interesse do seu público preferencial. Dominamos metodologias para produzir conteúdos para as plataformas das mídias sociais, digitais, impressas, de vídeo e de mobile, de forma a maximizar o potencial do seu negócio, seja ele B2B ou B2C.