É comum os empresários acharem que para a empresa estar presente na internet, basta apenas  ter um site, com algumas imagens e um pouco de conteúdo, porém o site é apenas o começo para muitas ações de Marketing Online. A presença na internet vai muito além disso, com o avanço da tecnologia e o dinamismo das informações hoje as empresas tem que pensar em estar presente em todos os canais onde seus clientes e potenciais clientes estão.

Hoje a maioria dos brasileiros estão conectados, e utilizam a internet como ferramenta de busca, conhecimento e divulgação, certamente algum de seus clientes já pesquisou sobre a empresa, seu produto ou serviço na internet, até mesmo antes de fechar o negócio, muitos deles te surpreendem com informações que as vezes nem você sabia. Eu pergunto: sua empresa está preparada para esta nova era da informação? Ela está levando informação necessária para seu potencial cliente? Pois é, hoje é possível e acessível fazer ações de marketing para qualquer tipo de segmento. Com diferentes canais é possível atingir a qualquer público, atualmente os de maior destaque são o Google e o Facebook, mas não podemos deixar de mencionar ferramentas que crescem em proporções menores mas que também podem atingir seu público como: Foursquare, Twitter, Linkedin, E-mail Marketing, entre outros.

Então coloquei uma visão geral de alguns canais que considero importante, como forma de mostrar sua empresa na internet, todos eles são dinâmicos, acessíveis e mensuráveis:

  • Google Adwords: anúncios no Google são ativados de acordo com um termo ou palavra-chave relacionada a seu segmento, os anúncios podem ser segmentados, ter orçamento diário pré-definido, o anúncio é pago por clique e aparece apenas para quem realmente tem interesse.
  • Facebook Ads: no Facebook o anúncio aparece para um grupo segmentado de pessoas definido de acordo com o interesses, estado civil, idade, geografia entre outras.
  • SEO (Search Engine Optimization) – mais conhecido como otimização de site, é um conjunto de técnicas para melhorar o desempenho nos buscadores (Google, Bing, Yahoo) para que seu site apareça na primeira página nos resultados orgânicos, sem investimento nos canais de busca.
  • Foursquare:  este canal é bastante dinâmico, pois funciona bem para lojas físicas e comércios em geral. É possível anunciar e promover ofertas para atrair mais pessoas a sua loja física ou escritório através dos “check-ins”.
  • Twitter: é um microblog que permite divulgar sua empresa, produto ou serviço, a um grupo também segmentado: pelos interesses, idade, geografia, etc. É uma forma de levar a informação um pouco mais compactada e rápida aos potenciais clientes, além de engajar seus seguidores. Atualmente também é possível anunciar e tuítar fotos.
  • Blog: O blog é um canal que deve ser olhado pelas empresas para gerar informações, curiosidades, divulgação de novos produtos e serviços. Este tipo de canal pode gerar mais acessos ao seu site e ser um porta de entrada para conhecerem sua empresa, produto ou serviço para quem ainda não conhece.
  • YouTube: neste canal a divulgação do seu produto, serviço ou marca é através de videos. O anúncio é pago quando ele é assistido, é possível concentrar-se nas pessoas de acordo com a geografia, interesses e quem elas são, também podem ser compartilhados abrindo a oportunidade de comunicação com seus clientes.

Eu falei um pouquinho sobre alguns dos principais canais da internet, é claro que existem muitos outros tão relevantes quantos os que eu mencionei como Linkedin, Instagram, Pinterest entre outros.

Não deixe sua empresa de fora, esteja presente onde seu potencial cliente está.

Até a próxima e bons negócios!  

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