Consultoria é uma prestação de serviços às pessoas, profissionais e/ou empresas que não possuem conhecimento específico em uma determinada área. Seu papel é identificar e antecipar problemas, dar diagnóstico, levar soluções e implantar ações que possam prevenir problemas futuros, resolver os já existentes e melhorar os processos para chegar ao resultado esperado do seu cliente.

Fazendo uma analogia, o consultor é como um médico. Quando você está com algum sintoma ou doente, você procura um médico, assim como também quando quer realizar um check-up em sua saúde para prevenir doenças e mantê-la saudável. Quando sua empresa está passando por dificuldades financeiras e não sabe onde está errando ou o que está faltando, você pode procurar um consultor especializado na área financeira. Quando sua empresa está estável sem grandes problemas, porém não está crescendo e gerando os resultados esperados, você pode contratar um consultor especializado no seu segmento de mercado.

Atualmente sabemos que para ganhar e sustentar vantagem competitiva no mercado, a implantação de mudanças operacionais e estratégicas efetivas é essencial para as empresas.

O serviço de consultoria para empresas pode ser dividido em 2 pilares:

  • Operacional: Para tornar uma empresa sustentável e lucrativa, faz-se necessário organizar todos os processos Operacionais fazendo com que a equipe responsável pela operação seja produtiva, engajada e focada em suas atividades. As regras e as funções devem ser objetivas, práticas e bem definidas. 
  • Estratégico: No âmbito da Estratégia, a consultoria auxiliará a empresa a definir seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Ações serão planejadas e implantadas para o alcance dos resultados. 

Para que uma consultoria seja bem sucedida, a empresa deve estar receptiva a mudanças e comprometida com a continuidade das soluções implementadas