A internet sem dúvida foi uma revolução que permitiu que as informações se tornassem acessíveis a todos em qualquer lugar do mundo, não importa o tipo de busca, em questão de segundos, milhares de páginas estão na sua frente. Por conta dessa facilidade na troca de informações, muitos empreendedores utilizam esse canal como primeiro investimento em comunicação, surgindo assim, o site da sua empresa.

A sensação de ver o site no ar é incrível, fazendo o empreendedor checar seu e-mail a cada 30 minutos para ver se recebeu alguma mensagem pelo formulário de contato, seus ouvidos ficam atentos ao toque do telefone que pode começar a qualquer instante, uma hora passa e nada, um dia passa e nada, uma semana, um mês, um ano e nada, nem uma tentativa de contato ou telefonema.

Esse é um erro comum de muitos empreendedores, não é porque seu site está online que ele está disponível e de fácil acesso para todos. Que tal fazer alguns testes?

  1. Primeiro teste           
    Entre no Google, digite o nome de sua empresa e clique em buscar.
  2. Segundo teste
    Entre no Google, digite o nome do serviço/produto que comercializa e o seu bairro, clique em buscar.

O site de sua empresa apareceu entre os primeiros resultados buscados? Na primeira página? Nas primeiras três páginas?

Se você respondeu “não” a qualquer uma dessas perguntas, saiba que esse é o motivo do seu site não receber o número esperado de acessos, mas fique tranquilo, esse problema tem duas soluções, conhecidas como SEO e SEM.

Para entender melhor essas soluções, precisamos descobrir como funciona um mecanismo de busca, no caso, o Google. O Google consegue pegar toda a informação que está no seu site, analisar e classificar, porém se o seu site não possui uma linguagem clara e consistente, se o conteúdo não é original e alguns erros de programação, sua classificação será baixa, colocando dezenas e até centenas de resultados de busca na sua frente.

A técnica utilizada para corrigir essas falhas e melhorar a comunicação entre o seu site e o Google é conhecida como SEO (Search-Engine-Optimization), ou otimização para sites de busca, que consiste em um trabalho de médio e longo prazo que faz com que seu site melhore sua classificação.

Existe outro meio de inserir seu site no topo da página a curto prazo, conhecido como SEM (Search-Engine-Marketing), ou marketing para buscadores, que consiste na utilização de uma ferramenta chamada Google Adwords, onde escolhemos palavras-chaves e criamos anúncios que aparecem quando essas palavras são buscadas, no entanto esse método precisa constantemente de dinheiro para funcionar pois a compra de palavras-chaves funciona como um leilão, onde várias empresas competem para adquiri-las e atrair os usuários.

As duas técnicas são importantes para a captação de usuários na internet e devem ser utilizadas com uma boa estratégia e um amplo conhecimento, tanto dos mecanismos quanto de sua empresa e ramo de atividade.

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